Início > Uncategorized > Física em Seis Lições (Prefácio)

Física em Seis Lições (Prefácio)

Richard P. Feynman, Junho de 1963

(…)

A questão, claro, é se a experiência foi bem-sucedida. Meu próprio ponto de vista – que, porém, não parece compartilhado pela maioria das pessoas que trabalhou com os alunos – é pessimista. Não acho que tenha ido bem pelos alunos. Ao observar como a maioria dos alunos manuseou os problemas nas provas, o sistema me parece um fracasso. É claro que meus amigos observam que uma ou duas dezenas de alunos – surpreendentemente – entenderam quase tudo em nossas as palestras, mostraram-se muito ativos no trabalho com o material e se preocuparam com os vários pontos de forma entusiasmada e interessada. Essas pessoas têm agora, acredito, uma base de primeira em física – e são, afinal, aqueles que eu estava tentando atingir. Mas, então, “o poder da instrução raramente é de grande eficácia, exceto naquelas felizes disposições em que ela é quase supérflua” (Gibbon).

Não obstante, eu não queria deixar nenhum aluno completamente para trás, como talvez tenha deixado. Acho que uma forma de ajudar mais os alunos seria realizar maior esforço em desenvolver um conjunto de problemas que elucidassem algumas das idéias nas palestras. Problemas dão uma boa oportunidade de completar o material das palestras e de tornar mais realistas, completas e arraigadas nas mentes as idéias que foram expostas.

Acho, porém, que a única solução para este problema da educação é perceber que o melhor ensino só pode ser praticado quando há uma relação individual direta entre um estudante e um bom professor – uma situação em que o estudante discute as idéias, pensa sobre as coisas e fala sobre elas. É impossível aprender muito apenas sentado em uma palestra ou mesmo resolvendo os problemas propostos. Mas, em nossos tempos modernos, temos tantos alunos aos quais ensinar que precisamos tentar encontrar um substituto para o ideal. Talvez minhas palestras possam dar alguma contribuição. Talvez em algum pequeno lugar onde haja professores e alunos individuais, eles possam obter certa inspiração ou idéias destas palestras. Talvez se divirtam raciocinando sobre elas – ou desenvolvendo ainda mais algumas das idéias.

Categorias:Uncategorized Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

